Caso Plata: CD da FPF dá razão ao Sporting e E. Amadora recorre

228

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) deu recentemente razão ao Sporting no “caso Plata”.

Recorde-se que o Estrela da Amadora e o Oriental Dragon protestaram um alegado incumprimento do Sporting “B”, que utilizou Gonzalo Plata no encontro frente ao clube da zona oriental de Lisboa, a contar para a Serie G do Campeonato de Portugal.

Os clubes queixosos consideram que o Sporting não cumpriu os regulamentos ao jogar com um jogador que já jogou na equipa A, num dos 3 últimos jogos da 1ª Fase da competição.

No entanto, o Sporting defende-se dizendo que os regulamentos referem “os jogos das 3 últimas jornadas – 20ª, 21ª e 22ª – e não os últimos 3 jogos” e como o jogo é referente à 14ª ronda, a proibição não se coloca.

Mas, o Estrela e o Oriental “agarram-se” à decisão do CD no caso entre o Marítimo “B” e o Pedras Rubras, pois os madeirenses utilizaram 3 jogadores da equipa A, num dos jogos das últimas 3 jornadas, mas não foram punidos, porque a utilização dos atletas não aconteceu nos últimos 3 jogos.

Os queixosos consideram que há dois pesos e duas medidas e vão recorrer desta decisão, deixando a liderança da Serie G do Campeonato de Portugal em suspenso, pois Estrela e Sporting estão separados por 2 pontos no topo do grupo.

Caso o Sporting venha a ser punido, serão lhe retirados 5 pontos (3 da vitória sobre o Oriental Dragon, que passaria a ser derrota, e mais 2 pontos de castigo), o que dá aos estrelistas o apuramento para a Fase de Apuramento para a Liga Sabseg.