Início Futebol E. Amadora apresenta queixa do Sporting “B” por causa de Gonzalo Plata

E. Amadora apresenta queixa do Sporting “B” por causa de Gonzalo Plata

9

O E. Amadora apresentou ao Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) uma queixa contra o Sporting “B” por utilização irregular do equatoriano Gonzalo Plata no encontro frente ao Oriental Dragon, avançou esta 6ª feira o jornal O Jogo.

Os amadorenses invocam o ponto 7 do artigo 51º do regulamento do Campeonato de Portugal, que refere que “um jogador que tenha participado num jogo da equipa principal poderá ser utilizado pela equipa B, exclusivamente na primeira fase da prova, mas com exceção das últimas 3 jornadas desta fase”.

Ora, as últimas 3 jornadas são a 20ª, 21ª e 22ª, mas os últimos 3 jogos do Sporting são contra o Oriental Dragon (referente à 14ª ronda), Ideal (da ronda 21) e Real Massamá (da ronda 22).

Lendo o regulamento à letra, podemos garantir que Gonzalo Plata não foi usado irregularmente, pois não defrontou o E. Amadora, na 20ª Jornada, e os “leões” garantem que também não irá ser utilizado nas próximas jornadas.

Mas, temos de recordar a história do Pedras Rubras – Marítimo “B” encontro referente à 20ª Jornada da Serie C, jogado a 14 de março.

Este desafio faz parte das últimas 3 jornadas, e nele jogaram Moises Mosquera, Diego Moreno e Kibe, jogadores já utilizados na equipa A, e por isso o Pedras Rubras protestou.

No entanto, o CD da FPF arquivou a queixa e deu razão ao Marítimo, pois os jogadores não tinham sido utilizados num dos últimos 3 jogos dos madeirenses (os verde-rubros ainda têm de jogar o encontro da 12ª Jornada, da 17ª Jornada e da 22ª Jornada).

O Sporting já reagiu a tudo isto e diz estar tranquilo, pois não utilizou Plata em nenhum jogo das últimas 3 jornadas (20ª, 21ª e 22ª), mas o Estrela diz que a razão é sua, porque Plata foi utilizado num dos 3 últimos jogos do Sporting “B” (Oriental Dragon – da 14ª Jornada, Ideal e Real Massamá) e se foi dada razão ao Marítimo também tem que ser dada razão aos amadorenses.

Toda esta confusão acontece porque tem influência na classificação final do Grupo G, onde o E. Amadora lidera com 47 pontos e o Sporting “B” é 2º com 45 pontos. Se o Sporting for punido, perde o jogo com o Oriental Dragon e ainda são lhes retirados 2 pontos de castigo, ou seja, o Sporting “B” passaria a ter 40 pontos, continuava em 2º, mas como só faltam 2 jogos (6 pontos) o E. Amadora poderia desde já garantir a passagem à 2ª Fase e à luta por um lugar na Liga Sabseg da próxima época.