Carcavelos recebe mesa de Teqball para uso da população

445

No passado dia 28 de junho, Carcavelos recebeu uma mesa de Teqball para usufruto de toda a população.

Esta é a primeira mesa de um conjunto de mesas que vão ser espalhadas por todas as freguesias do concelho de Cascais.

A mesa situa-se perto da sede do Centro Recreativo e Cultural Quinta dos Lombos, e resulta de uma iniciativa da autarquia, que contou com o apoio da Federação Teqball Portugal

“Esta é uma modalidade que não tem de ser apenas competitiva, é uma forma de conviver e praticar exercício físico ao ar livre; lanço o desafio à comunidade para que experimente este novo equipamento”, referiu Frederico Nunes, vereador com o pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Cascais.

O Teqball é uma modalidade desportiva inventada em 2014 na Hungria, por Gabor Borsany e Viktor Huszar, dois amantes de Futebol.

A modalidade já está presente em mais de 100 países, e em Portugal atualmente existem 72 clubes federados com esta modalidade, para além de 70 treinadores e 74 árbitros formados pela Federação Teqball Portugal e pela FITEQ – Federação Internacional de Taqball.

As regras são parecidas com as do Futebol e do Ténis de Mesa, pois o objetivo é passar a bola de futebol para o tampo do adversário ao fim de um máximo de 3 toque, que podem ser dados com toda a parte do corpo, menos com os braços.

O jogo é disputado em vários sets, que são ganhos pelo primeiro jogador ou dupla que chegar aos 12 pontos.