Início Desporto Grupo Desportivo do Bairro da Tojeira homenageia o seu sócio fundador

Grupo Desportivo do Bairro da Tojeira homenageia o seu sócio fundador

84
GD Tojeira homenageia Joaquim Areia
A Associação Grupo Desportivo e Recreativo do Bairro da Tojeira – A.G.D.R.B.T. – viveu, esta quinta-feira, mais um dos momentos felizes da sua história, que conta já com 35 anos de existência.
A justa homenagem ao seu sócio fundador Joaquim Aranha, que vê a partir de hoje o seu nome perpetuado no pavilhão desportivo que acolhe praticantes de Futsal de todas as idades.
Foram também inaugurados os novos balneários, uma aspiração do Grupo de há muito tempo, para acolher com dignidade todos os seus atletas e visitantes.

Para Joaquim Aranha “esta é a sua segunda casa e os sócios a sua segunda família” . É aqui que passa o seu tempo “de manhã à noite” há 35 anos.

Se pensava há três décadas ter o seu nome inscrito no pavilhão e na história da Associação? “Nem pensar nisso“, responde com a modéstia que lhe é característica.

Comecei este projecto para meu usufruto e dos meus colegas, mas, logo se transformou numa casa para toda a comunidade. Hoje tenho aqui um neto com 8 anos a praticar Futsal. É para a juventude que continuo a trabalhar, para retirar os jovens da rua e afastá-los de vícios e outras coisas más“, acrescentou.

Para Pedro Morais, presidente da direcção da Associação, os novos balneários “são uma obra fundamental para melhor receber os atletas, quer sócios quer visitantes“. Uma obra que orçou em 98.000€ saídos dos cofres da Câmara Municipal de Cascais.

O Desporto começa na atitude e dessa forma é com essa atitude que nós em parceria com a própria direcção chegamos a um consenso de idealizar aquilo que possa ser então a nível de desenvolvimento para esta instituição aquilo que sejam os projectos mais importante“, referiu Frederico Nunes, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Cascais, adiantando que já estão na forja outros projectos para requalificar as instalações do Grupo Desportivo e Recreativo, designadamente, a substituição da iluminação por um sistema mais eficiente do ponto de vista energético e a instalação de painéis fotovoltaicos.

Pedro Morais espera ser reconduzido ao cargo por mais dois anos, já que esta quinta-feira foi também dia de eleger nova Direcção. Se for reeleito por mais dois anos já tem muitas aspirações para esta colectividade.

Para além da requalificação das instalações, nomeadamente, da sede social e do pavilhão desportivo, o atual presidente do Grupo quer mais e melhores atividades desportivas e recreativas para oferecer à população do Bairro da Tojeira e de toda a freguesia de S. Domingos de Rana.

Aspirações que vão de encontro aos objectivos do próprio Executivo Municipal que tem canalizado uma grande fatia do orçamento municipal para combater as assimetrias entre o litoral e o interior do concelho.

Sendo que o apoio das colectividades aí existentes são um reconhecimento do seu papel crucial na melhoria da qualidade de vida das comunidades onde estão inseridas.

CM Cascais

 

 

 

Notícia anteriorFutebol 2020-2021: Uma época fantástica para o “Mágico”
Notícia seguinteIniciadas do Cascais Volley4All vencem Alverca e continuam na liderança do Grupo C